Exemplo correspondente: Cilindro ISO 15552 Metal Work
Função
É um cilindro pneumático integrado com circuito hidráulico (óleo) para função de freio.
A “força motriz” (ação pneumática) e a “força de frenagem” (ação hidráulica) são coaxiais, o que evita momentos de flexão na haste e na estrutura externa.
Norma / Padronização
As dimensões do cilindro pneumático seguem a norma ISO 15552.
Faz parte da série BRK da Metal Work para freio hidráulico integrado.
Circuito Hidráulico
Contém um reservatório de fluido de freio (tanque de óleo).
Possui um ou dois parafusos de regulagem para ajustar fluxo/frenagem.
Pode ser montada com válvulas SKIP (lenta-rápida) ou válvulas STOP, dependendo da aplicação.
Essas válvulas podem ser normalmente abertas (NO) ou normalmente fechadas (NC) para extensão e retração da haste.
Manutenção do Fluido
Após operação prolongada, é necessário complementar o fluido de freio no reservatório.
O nível mínimo de óleo deve ser observado: quando a haste está totalmente estendida, a marca mínima não deve ficar menos que 8-10 mm abaixo da tampa do reservatório.
O óleo recomendado é DEXRON ATF ou outro compatível.
Nos primeiros ciclos de operação, o excesso de óleo é expelido por um orifício presente no tanque.
Faixa de Pressão
Pressão de operação do circuito pneumático: de 2 a 8 bar segundo o catálogo da Metal Work.
(Observação: “bar” = unidade de pressão comumente usada para atuadores pneumáticos)
Temperatura de Operação
Temperatura de trabalho: de aproximadamente –10 °C até +70 °C para o cilindro de freio integrado.
Força / Tração
A força gerada é bastante elevada, compatível com aplicações de frenagem industrial. No catálogo, é citado que parte da série BRK pode gerar até 7.000 N (dependendo do diâmetro / versão).
Construção / Material
João corpo em alumínio anodizado (para a versão BRK) segundo o catálogo.
A haste é tipo “com haste” (ou seja, tem haste que se estende) conforme a descrição do produto.
Reservatório metálico para óleo / freio integrado no cilindro.
Vantagens da Solução
Compacto: por ser um freio integrado (atouador + freio), dispensa freios externos volumosos.
Menor momento de flexão: por causa da coaxialidade entre força motriz e de frenagem.
Versatilidade: possibilidade de usar válvulas SKIP/STOP conforme necessidade de controle de velocidade ou parada.
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